BLOG

Dicas, normas e curiosidades

Saiba como é o processo de fabricação do espelho!

O que tem por trás do espelho? Esse questionamento aparentemente tão inocente de fato tem um fundo de verdade. Afinal, para adquirir o poder de reflexão da luz, o objeto necessariamente passa por uma técnica

que utiliza elementos específicos – geralmente vidro, prata e tinta – transformando-o na solução funcional que conhecemos.

Especialistas indicam que um espelho de qualidade deve refletir cerca de 90% dos raios luminosos (a depender da utilização, o produto pode até apresentar níveis de reflexão menores, que variam de acordo com a quantidade e o tipo de matéria-prima aplicada). Não à toa, o processo de fabricação é rigoroso e deve seguir às normas do mercado, como a ABNT NBR 14.696 – Espelhos de Prata.

Como o espelho é feito?

O espelho “nasce” de um vidro plano do tipo float recém-produzido e de acordo com a NBR NM 294:2004, que se notabiliza pela superfície lisa e pelo alto índice de reflexão de luz. Ele deve ser limpo e, posteriormente, polido para receber uma camada muito fina (cerca de 10000 mm) de prata, alumínio ou cromo, aplicado com auxílio de um spray.

Vale ressaltar que os métodos citados são acionados na fabricação de espelhos para decoração destinados a móveis e a ambientes internos em geral.

Solicite seu orçamento

agora mesmo!