É um documento que registra todas as atividades que foram realizadas dentro de uma obra. Ele tanto pode registrar eventos e informações importantes que já aconteceram, como também as que se sucedem.
Todos estes registros são essenciais e podem servir como um documento que detalha todas as atividades, como também prevê certos aspectos da obra.
Informações: Quanto mais preciso o memorial, melhor será o resultado final;
Conhecer a obra; O memorial de arquitetura é conhecido por planejar futuros passos de uma determinada obra. Conhecendo a obra, existe menos chances de que algo saia do controle;
Ter todas as informações, e principalmente, ter o controle de todos os aspectos da obra.
Quando o material não estiver de acordo, com a especificação, ou dentro dos critérios de segurança, o profissional deve rejeitá-lo, sob pena de responder por qualquer dano futuro.
4 – Responsabilidade por danos a terceiros: é muito comum na construção civil a constatação de danos a vizinhos, em virtude da vibração de estaqueamentos, fundações, quedas de materiais e outros. Os danos resultantes desses incidentes devem ser reparados, pois cabe ao profissional tomar todas as providências necessárias para que seja preservada a segurança, a saúde e o sossego de terceiros. Cumpre destacar que os prejuízos causados são de responsabilidade do profissional e do proprietário, solidariamente, podendo o lesado acionar tanto um como o outro.
A responsabilidade estende-se, também, solidariamente, ao subempreiteiro, naquilo em que for autor ou coautor da lesão.